Ligue-me
Pretendo receber mais informações
Chamada para rede fixa nacional

Qual a razão para desinfetar o seu dispositivo móvel?

30
abr
2021

Neste artigo, vamos discutir as evidências em torno da contaminação de dispositivos móveis, e como obter uma boa solução para a limpeza e desinfeção.
O seu dispositivo móvel (smartphone, tablet, relógio inteligente etc.) é basicamente uma extensão das suas mãos. Anda praticamente sempre consigo e entra em contacto com uma série de micróbios todos os dias. E se por ventura, for um trabalhador da área da saúde, então o seu dispositivo pode ficar contaminado facilmente.

Por que deveria limpar o seu dispositivo móvel?
Um conjunto de estudos já concluíram que os dispositivos móveis podem ficar contaminados com agentes patogénicos, que podem causar infeções associadas aos cuidados de saúde.
Há quase 20 anos, quando os telemóveis eram diferentes, começaram a surgir relatos de telefones contaminados com agentes patogénicos nos hospitais. Ainda hoje, existem evidências significativas que mostram que os dispositivos móveis são facilmente contaminados.
Além disso, embora os profissionais de saúde reconheçam o risco potencial dos seus telefones, a investigação informa que lutam para os limpar regularmente e desinfetá-los regularmente. Em última análise, os dispositivos móveis devem ser utilizados em áreas hospitalares o mínimo possível. No entanto, são agora reconhecidos como a melhor forma de comunicar em torno de hospitais ocupados, e parte integrante dos cuidados dos pacientes. Por conseguinte, precisamos de dispor de formas eficazes de limpeza e desinfeção dos telemóveis.

Qual é o melhor produto para limpar e desinfetar o meu dispositivo?
Não queremos mergulhar os nossos dispositivos móveis em baldes de lixívia, então qual é o melhor produto para usar? Idealmente, você precisa de um produto que limpe e desinfete, porque o telefone pode estar contaminado com matéria orgânica, bem como com microrganismos.
Portanto, uma limpeza combinada e uma limpeza desinfetante parece ser a melhor escolha. De facto, a Apple apoiou recentemente o uso de toalhetes desinfetantes nos seus produtos. Ao limpar o telemóvel, evite usar apenas desinfetantes (como géis de álcool, pois estes acabam por deixar resíduos no telemóvel e não removem matéria a orgânica), toalhas de papel, sabão ou outros produtos químicos. E nem pense em tocar em vinagre!

Quando devo limpar o meu dispositivo móvel?
Os principais tempos para limpar e desinfetar o seu dispositivo móvel são:
· Se ficar visivelmente sujo.
· Se trabalhar em ambiente clínico, depois de o ter utilizado durante os cuidados do paciente.
· No final de um turno trabalhando num ambiente clínico e também antes de entrar nesse ambiente.

Como limpar e desinfetar corretamente o meu dispositivo móvel?
Em primeiro lugar, faça da limpeza um tudo-em-um (não apenas limpar, mas como desinfetar), em seguida, abra o toalhete na sua mão. O objetivo é conseguir uma cobertura completa das superfícies do dispositivo sem passar duas vezes pela mesma área e evitar molhar excessivamente. Descobrimos que a melhor abordagem é movimentar o seu toalhete num padrão de forma "S" através do seu dispositivo, utilizando um toalhete para cada superfície. Para a maioria dos dispositivos móveis, só precisará de fazer isso uma única vez, visto o tamanho dos toalhetes.

Se quiser mais informações sobre como desinfetar (quase tudo!) sem espalhar germes, então veja o nosso vídeo “Cinco Princípios de Limpeza” aqui.
E você? Como faz para desinfetar o seu dispositivo móvel?

 

Ajude-nos a espalhar a palavra sobre prevenção de infeções e partilhe este artigo nas suas redes sociais.
O site PMH - Produtos Médico Hospitalares, S.A. utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...