Ligue-me
Pretendo receber mais informações

Dia Mundial da Contraceção

26
set
2022
Desde 2007 que no dia 26 de setembro se celebra o Dia Mundial da Contraceção.

A Saúde e a Educação Sexual são pilares fundamentais para uma sociedade saudável. Este dia tem como objetivo consciencializar as pessoas para a importância da contraceção, contribuindo para uma ideal saúde física, mental e sexual. Onde acessibilidade aos métodos contracetivos deve ser garantida e livre de discriminação, sem nenhum tipo de tabu!




A Sociedade Portuguesa da Contraceção (SPDC) e a Associação para o Planeamento da Família (APF), destacam que no Dia Mundial da Contraceção, ainda há vários desafios que se colocam nos cuidados de Saúde Sexual e Reprodutiva, especialmente ao acesso de informação sobre a contraceção.

Atualmente Portugal está entre os países onde o uso de contraceção é maior, mas:

- 30% dos jovens nunca teve educação sexual.

- 15% dos adolescentes desconhece sobre pílula de emergência, assim como 20% de senhoras com idade superior a 40 anos.

- 40% da população nunca frequentou uma consulta de Planeamento Familiar, sendo este valor de 90% entre os adolescentes.

- 20% dos adolescentes não usou preservativo na última relação sexual, sendo que 16% teve relações sexuais sob efeito de álcool e/ou drogas.

A Sociedade Portuguesa da Contraceção e a Associação para o Planeamento da Família afirmam que o acesso à saúde sexual é um direito fundamental e que dificuldades no acesso à contraceção não conduzem ao aumento da natalidade, mas sim ao risco de uma gravidez não desejada com todas as consequências físicas, psicológicas e sociais associadas.



Ao fazer escolhas informadas, a mulher tem mais oportunidades para aceder à educação e ao trabalho remunerado, criando bases para uma participação mais ativa na sociedade, promovendo a igualdade de género e melhoria da literacia na família.

A contraceção contribui assim para a redução dos fatores geradores de pobreza. Assim sendo, é considerado um investimento prioritário no bem-estar da população pela Organização Mundial de Saúde.


O site PMH - Produtos Médico Hospitalares, S.A. utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...