A 12 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Cobertura Universal da Saúde, tendo esta data o principal objetivo de aumentar a consciencialização sobre a necessidade de sistemas de saúde fortes e de uma cobertura universal.
Em 2012 a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou na agenda dos vários governos, a necessidade de haver uma cobertura universal de saúde, tornando os sistemas de saúde de cada país verdadeiramente universais e abrangentes. Nesse sentido, a OMS apelou a que haja “investimentos inteligentes”, uma vez que, afirma, “um sistema de saúde é bem-sucedido quando ele funciona para cada cidadão.”
A COVID-19 veio reforçar a necessidade de haver bons cuidados de saúde na comunidade, ou seja, que estes cheguem a todos de igual forma. A saúde de uns, é a saúde dos outros, e esta pandemia veio reforçar que, para os vírus, não há nem fronteiras nem barreiras sociais.
Em todo o mundo, milhões de pessoas precisam de serviços de saúde que não podem aceder quer pelo custo pelas falta de cuidados médicos. Este dia reforça que todos em qualquer lugar, têm o direito de receber cuidados de saúde de qualidade a um preço acessível. As mulheres, crianças, adolescentes e os mais vulneráveis para além dos atrás mencionados, são destacados pela
OMS como os que enfrentam as maiores barreiras no acesso aos cuidados essenciais de saúde, e por isso devem merecer especial atenção.
Atualmente a OMS incentiva que os líderes internacionais façam maiores investimentos em saúde encorajando vários grupos a ajudarem o mundo a alcançar a cobertura universal até 2030.