Ligue-me
Pretendo receber mais informações

A Retenção de Líquidos: Causas e Cuidados Alimentares

31
ago
2021

O que é a Retenção de Líquidos?

Trata-se de um transtorno metabólico que provoca uma acumulação de água no organismo.
Assim, dá-se o extravasamento e deslocação de líquido dos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo, que se manifesta por inchaço (edema) nas zonas afetadas.
Sensação de pernas pesadas, mãos e/ou pés inchados, aumento do volume do abdómen, cãibras, fraqueza e mau estar geral são os principais sintomas deste distúrbio.

Qual a causa da Retenção de Líquidos?
Pode surgir no seguimento de problemas renais, hepáticos ou cardíacos, hipotiroidismo, gravidez e alterações hormonais (ciclo menstrual e menopausa).
Outras causas podem ser associadas à (má) alimentação, como a ingestão excessiva de sal, défice de proteínas e défice de algumas vitaminas e minerais.

 

Tanto o sódio como o potássio têm um papel importante no equilíbrio hídrico do organismo. Ambos são necessários no controlo da pressão sanguínea e no ritmo cardíaco, transportam nutrientes para as células e favorecem a eliminação de líquidos a mais.
O excesso de sódio no organismo provoca o desequilíbrio desse mecanismo e favorece a retenção de líquidos.
Por outro lado, a ingestão de potássio ajuda a repor o equilíbrio e evita que os líquidos a mais fiquem retidos no organismo.

Cuidados a ter com a Alimentação
Os principais cuidados a ter com a alimentação passam fundamentalmente por:

– Reduzir a ingestão desal: abuse nas especiarias e ervas aromáticas e elimine do seu dia-a-dia alimentos enlatados, pré-confecionados e enchidos;
– Aumentar a consumo de frutas, vegetais e leguminosas (grão, feijão, lentilhas, etc.), devido ao seu elevado teor em potássio;
– Beber entre 1,5 a 2 Litros de água diariamente;
– Garantir um aporte proteico adequado e ajustado às necessidades nutricionais individuais.

Ainda que estes sejam os pontos-chave para controlar a retenção de líquidos, existem alguns alimentos que possuem propriedades diuréticas. Estes facilitam a eliminação de líquido corporal em excesso, como por exemplo: Abacaxi; Melão; Melancia; Pepino; Tomate; Feijão; Beterraba.

Também a água de coco é essencial no combate às pernas inchadas, por ser uma excelente fonte de potássio.
Outras bebidas como o chá de Cavalinha, Dente-de-Leão, Erva-Príncipe e Chá Verde são boas opções, a considerar, como alternativa à água.

Outros Cuidados
Para além do cuidado com a alimentação, existem outras práticas que se podem adotar de forma a controlar o edema:
– Prática regular de exercício físico,
– Não fumar e evitar bebidas alcoólicas;
– Não utilizar roupas demasiado apertadas nem cruzar as pernas, pois diminui a circulação sanguínea,
– Manter as pernas elevadas quando está a ler ou a ver televisão.

 

O site PMH - Produtos Médico Hospitalares, S.A. utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...