Ligue-me
Pretendo receber mais informações

A importância de cuidar da sua voz

24
jun
2021

Conheça os sintomas de alterações da voz a que deve estar atento e aprenda alguns conselhos para ajudar a prevenir problemas na voz.
A voz é um instrumento maravilhoso que nos permite uma forma superior de comunicar. Através de inflexões, pausas, variações de ritmo, de intensidade ou do timbre, a voz permite-nos juntar emoção à palavra e dar uma riqueza única à comunicação.
Mesmo numa época em que usamos, e por vezes abusamos, de formas informáticas ou eletrónicas de comunicar tão comuns, como as redes sociais e as mensagens escritas, a voz continua a ser um meio de interação e partilha único e muito poderoso que nos permite conversar, afirmar, duvidar, interrogar, acusar, convencer, representar, cantar, zangar.

Como funciona a voz
Produzida na laringe, a voz humana resulta da vibração das cordas vocais pela passagem do ar vindo dos pulmões. O som é então transformado em fala pelos órgãos de articulação, como a língua, os dentes, o palato e os lábios, e ampliado ou modificado pelas cavidades de ressonância, como a faringe, a boca, as fossas nasais e os seios peri-nasais, tudo sob o controlo do nosso cérebro.

Estar atento a sintomas de alterações da voz
Este poderoso meio de comunicação que usamos todos os dias deve ser motivo da nossa atenção e preocupação quando não está no seu pleno funcionamento, quando suspeitamos de alguma doença ou simplesmente quando queremos saber o que fazer para melhorar o seu rendimento ou para não o estragar.
Estas inquietações devem ser transversais a todas as pessoas, qualquer que seja a sua atividade, além daqueles que consideramos como os profissionais da voz.
Na consulta, somos diariamente confrontados com várias dúvidas sobre este tema. Partilhamos algumas das perguntas mais frequentes.

Como sei se tenho um problema da voz?
Se a sua voz se modificou recentemente, se ficou mais fraca ou mais cansada, se ficou rouca ou se as outras pessoas notam a sua voz diferente e se essas alterações persistem mais de duas semanas, deve consultar o seu médico otorrinolaringologista.

Fumar ou beber álcool faz mal à voz?
É evidente que fumar irrita a mucosa da laringe e pode causar um problema grave de voz, nomeadamente um cancro da laringe. O álcool também irrita os tecidos da faringe e da laringe contribuindo para o aparecimento de problemas graves da voz.

Prevenir problemas da voz
É importante cuidar da voz, prevenir as doenças da voz e, quando estas surgem, tratá-las o mais precocemente possível.
Alguns conselhos para prevenir problemas com a sua voz:
- Beba água regularmente;
- Procure não falar em excesso ou muitas horas consecutivas;
- Não fale mais alto do que o necessário;
- Evite pigarrear ou tossir para “limpar a garganta”;
- Não fume e evite bebidas alcoólicas;
- Se está rouco não fale nem sussurre, seja um bom ouvinte;
- Se ficar rouco mais de duas semanas, procure um especialista em Otorrinolaringologia.

O site PMH - Produtos Médico Hospitalares, S.A. utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...