Ligue-me
Pretendo receber mais informações

10 Regras importantes para combater o stress

27
jan
2021

Nos tempos de hoje, a gestão do stress é algo fundamental para um estilo de vida equilibrado. Temos de estar atentos à forma como o stress se assume na sociedade moderna.

O conceito de stress traduz-se num conjunto de dificuldades que um indivíduo tem de enfrentar e que estão relacionados com acontecimentos vitais (momentos de stress na nossa vida).

Perante situações de stress, as reações hormonais resultam de fatores psíquicos, tal como a novidade e a incerteza numa situação e também a capacidade de agir para isso.

 

Existem 10 mecanismos que podem ser utilizados para controlar os níveis de stress ao longo do dia:

1 - Beber água
Beber muita água é essencial. Cerca de dois litros por dia, potencia o nosso cérebro, ajuda na memória, na concentração diminuindo os níveis de stress;

2 - Fazer uma Pausa
Fazer pausas de dez minutos por hora durante atividades longas, como trabalho, ajuda no nosso processo de concentração;

3 - Alimentação saudável
Conseguir uma alimentação saudável e com intervalos regulares entre as refeições, ajuda a combater aquele mau-humor/stress que é originado pelo facto de sentirmos fome. É importante aproveitar a hora das refeições para se distrair do seu dia e pensar em situações positivas da sua vida;

4 - Ouvir música/ ler um livro
Ouvir música e ler um livro ajuda a nossa mente a retirar o foco da tensão de algum problema ou cansaço;

5 - Gerir o tempo
Organizar o tempo. Fazer uma boa gestão do nosso tempo, ajuda a separar as tarefas diárias para que sejam realizadas com sucesso;

6 - Atitude positiva
Ter uma atitude positiva perante a nossa vida mesmo em situações que são muito complexas e stressantes, torna mais fácil a resolução dos problemas. E tem uma importância fundamental na forma como o nosso cérebro gere o stress;

7 - Gratidão
A gratidão e a forma como perdoamos os outros são talvez os maiores desafios à nossa personalidade e à forma como a nossa mente consegue digerir o stress. Isto porque, se conseguirmos ter uma postura positiva, calma e ainda soubermos perdoar e agradecer nas mais variadas situações durante a nossa vida, mais fácil é para o nosso corpo conseguir gerir o stress;

8 - Estipular tarefas
Todos os dias ter como objetivo a realização de uma tarefa que nos dê prazer, ajuda-nos a relaxar e a abstrair das enumeras situações que acontecem durante e das quais não conseguimos fugir. Servindo assim para diminuir os níveis de stress no nosso corpo;

9 - Praticar desporto
Uma atividade desportiva, realizada de forma regular, transporta a nossa mente para outro tipo de objetivos. Objetivos esses que nos fazem bem ao corpo e à mente;

10 - Dormir Bem
Garantir que o nosso corpo descansa o suficiente é muito importante para controlar o cansaço. O cansaço aumenta o stress e afeta a nossa capacidade de concentração para realizar as tarefas mais complexas e stressantes.

 

 

O stress, a longo prazo, pode trazer problemas sérios de saúde mental como a depressão, ansiedade e distúrbios de personalidade.

Tente manter uma vida ativa, pratique desporto e cuide da sua alimentação. São regras essenciais para uma vida saudável e com níveis de stress controlado.

 

P.M.H. – Produtos médico hospitalares SA.

Subscrever
NEWSLETTER
 
O site PMH - Produtos Médico Hospitalares, S.A. utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...