Ligue
Pretendo receber mais informações
Chamada para rede fixa nacional

Dia Mundial de Alzheimer

21
set
2023
Hoje, dia 21 de setembro celebra-se a nível Mundial o dia da Doença de Alzheimer, uma doença progressiva e neurodegenerativa, sendo comum ser diagnosticada em pessoas idosas.

O Alzheimer foi identificado pela primeira vez em 1907, pelo Dr. Alois Alzheimer, tendo escrito um artigo original sobre "uma doença rara do córtex cerebral", que foi notada numa paciente que apresentava um quadro clínico de demência e de degeneração cerebral.

A doença manifesta-se pela perda das funções cognitivas, como a memória, a linguagem e a orientação. Notando-se também com a falta de responsabilidades das atividades diárias, sintomas neuropsiquiátricos e com alterações comportamentais. Muitas das vezes é confundida com o processo de envelhecimento normal, atrasando o diagnóstico do paciente.




Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que existem mais de 50 milhões de pessoas no mundo com Alzheimer, e afirmam que este número deverá triplicar nos próximos 30 anos. Além disso, os familiares de pacientes com Alzheimer têm maior risco de desenvolver a doença quando comparados com pacientes sem parentes com Alzheimer. No entanto, não significa que a doença seja hereditária!

O diagnóstico é feito através de uma entrevista médica e são solicitados exames laboratoriais e de imagem, tal como: a Tomografia Computadorizada ou a Ressonância Magnética, além da avaliação cognitiva, uma avaliação neuropsicológica realizada por um médico para avaliar o estado mental do paciente.




Embora não exista cura para o Alzheimer, há tratamentos que se destinam a proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente e para a sua família, mesmo no período grave da doença. Acredita-se que a realização de atividades intelectuais frequentes, assim como uma boa vida social e uma adoção de hábitos de vida saudáveis, possam atrasar ou até mesmo impedir a manifestação da doença. Por fim, é importante destacar que o diagnóstico precoce do Alzheimer é fundamental para um melhor resultado terapêutico e um bom prognóstico do caso.



O site PMH - Produtos Médicos Hospitalares, S.A utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies. Aceito
Aguarde...